É um percurso circular que inicia e termina no largo junto à escola primária da aldeia de Vilarinho. Segue a levada da aldeia, que atravessa os terrenos agrícolas, os seus moinhos e a floresta de folhosas e mista onde se encontra o ribeiro da Cucaça. Posteriormente, inicia-se uma ligeira subida em direção à antiga levada, a qual se percorre até findar. Volta-se a subir em direção ao Parque das Merendas de Vilarinho. A mil metros daqui, situa-se o miradouro panorâmico do baloiço dos Caretas, que presta um tributo às tradições seculares do Carnaval enraizadas da aldeia, e às suas gentes que fizeram a história e a cultura local.
Este beneficia de uma vista incrível, ampla e desafogada sobre a aldeia, o Toumilo e a Sra. da Graça. De seguida desce-se até à aldeia, onde termina o percurso.
A levada de Vilarinho é um canal de rega com 3.200 km de extensão, utilizado para conduzir grandes quantidades de água desde Bentuzelos, onde esta abunda, até à aldeia de Vilarinho, para apoiar a irrigação dos campos agrícolas bem como o funcionamento dos moinhos. A sua construção remete para a década de 60, sendo que os primeiros registos da sua gestão datam o ano de 1963. A construção partiu por vontade dos habitantes da aldeia tendo sido financiada pelo Estado.
Existiam 14 dias de rega ou “andada”, como localmente designado, e cada um dos dias era intitulado de acordo com o nome da família dos “herdeiros” que nesse dia tinha direito ao seu uso. Atualmente, a sua gestão ainda se rege segundo as mesmas normas, diferindo apenas nas famílias que têm acesso a essas “andadas”.
Partida: Lugar da Poça (Vilarinho)
Chegada: Vilarinho
Tipo de Percurso:
Circular, pequena rota, por carreiros ao longo da levada e caminhos rurais
Distância: 9 Km
Tempo Previsto: 3h00
Nível de Dificuldade: Baixo
Dificuldade Técnica: Baixo
Desníveis: Pouco significativo
Época do Ano aconselhável: Outono, Primavera e Verão
Para aceder aos percursos, use a aplicação: