Levada de Vilarinho

É um percurso circular que inicia e termina no largo junto à escola primária da aldeia de Vilarinho. Segue a levada da aldeia, que atravessa os terrenos agrícolas, os seus moinhos e a floresta de folhosas e mista onde se encontra o ribeiro da Cucaça. Posteriormente, inicia-se uma ligeira subida em direção à antiga levada, a qual se percorre até findar. Volta-se a subir em direção ao Parque das Merendas de Vilarinho. A mil metros daqui, situa-se o miradouro panorâmico do baloiço dos Caretas, que presta um tributo às tradições seculares do Carnaval enraizadas da aldeia, e às suas gentes que fizeram a história e a cultura local.

Este beneficia de uma vista incrível, ampla e desafogada sobre a aldeia, o Toumilo e a Sra. da Graça. De seguida desce-se até à aldeia, onde termina o percurso.

A levada de Vilarinho é um canal de rega com 3.200 km de extensão, utilizado para conduzir grandes quantidades de água desde Bentuzelos, onde esta abunda, até à aldeia de Vilarinho, para apoiar a irrigação dos campos agrícolas bem como o funcionamento dos moinhos. A sua construção remete para a década de 60, sendo que os primeiros registos da sua gestão datam o ano de 1963. A construção partiu por vontade dos habitantes da aldeia tendo sido financiada pelo Estado.

Existiam 14 dias de rega ou “andada”, como localmente designado, e cada um dos dias era intitulado de acordo com o nome da família dos “herdeiros” que nesse dia tinha direito ao seu uso. Atualmente, a sua gestão ainda se rege segundo as mesmas normas, diferindo apenas nas famílias que têm acesso a essas “andadas”.

Ficha Técnica

Partida: Lugar da Poça (Vilarinho)

Chegada: Vilarinho

Tipo de Percurso:
Circular, pequena rota, por carreiros ao longo da levada e caminhos rurais

Distância: 9 Km

Tempo Previsto: 3h00

Nível de Dificuldade: Baixo

Dificuldade Técnica: Baixo

Desníveis: Pouco significativo

Época do Ano aconselhável: Outono, Primavera e Verão

Para aceder aos percursos, use a aplicação: